Fundo documental

Livros adquiridos













D´este viver aqui neste papel descripto – cartas de guerra, António Lobo Antunes, Publicações Dom Quixote 
"As cartas deste livro foram escritas por um homem de 28 anos na privacidade da sua relação com a mulher, isolado de tudo e de todos durante dois anos de guerra colonial em Angola, sem pensar que algum dia viriam a ser lidas por mais alguém. Não vamos aqui descrever o que são essas cartas: cada pessoa irá lê-las de forma diferente, seguramente distinta da nossa. Mas qualquer que seja a abordagem, literária, biográfica, documento de guerra ou história de amor, sabemos que é extraordinária em todos esses aspectos (...) Este é o livro do amor dos nossos pais, de onde nascemos e do qual nos orgulhamos. Nascemos de duas pessoas invulgares em tudo, que em parte vos damos a conhecer nestas cartas. O resto é nosso."


Querido Professor Einstein, Alice Calaprice, Edições Asa
Somos frequentemente surpreendidos pela maravilhosa inocência e curiosidade das crianças e pelas perguntas que estas fazem. Neste livro reuniu-se uma encantadora colecção de mais de sessenta cartas inéditas que crianças de todo o mundo escreveram ao que foi, provavelmente, o mais famoso cientistas de todos os tempos.  E as cartas que as crianças lhe enviavam, quer fossem a pedir ajudar para trabalhos da escola, por curiosidade ou com o incentivo dos pais, são sempre divertidas, tocantes ou mesmo precoces. Enriquecendo esta colecção encontram-se várias fotografias de Einstein com crianças, com um turbante, com um boneco ou com pantufas engraçadas, além de muitas outras..

O Meu Coração Ferido – a vida de Lilli Jahn, Martin Doerry
Lilli Jahn cresceu no seio protector de uma abastada família judia de Colónia. No princípio dos anos 20 estudava medicina, ia ao teatro e a concertos e discutia apaixonadamente sobre literatura, arte e religião com o seu namorado protestante, Ernst, com o qual se viria a casar. Tiveram cinco filhos, enquanto a sua vida se ia infectando com o veneno da política nazi. Ernst não suportou a pressão externa e divorciou-se em 1942, deixando Lilli à mercê do regime. Foi levada para um campo de trabalhos forçados, enquanto os seus filhos tiveram de enfrentar sozinhos a vida diária de um país em guerra.
O autor, Martin Doerry, nasceu em 1955 e é neto de Lilli Jahn. Trabalha desde 1987 na revista alemã Der Spiegel, da qual é actualmente redactor-chefe.

O que Darwin escreveu a Deus, José Jorge Letria, Oficina do Livro
Imagine-se o que diria o Principezinho a Saint-Exupèry, D. Afonso Henriques à mãe, Jesus a Maomé, Groucho Marx a Karl Marx, Leonardo da Vinci a Maquiavel, Don Corleone a Frank Sinatra, Humberto delgado a Salazar, ou o pai a Kafka, se porventura tivessem tido a ocasião de escrever cartas uns aos outros sobre assuntos que lhes foram comuns. De forma tensa e dramática, divertida e transgressora, por aqui desfilam séculos de História e vidas que se encontraram ou desencontraram, se completaram ou destruíram. Integrando-se na grande tradição da ficção epistolar, O que Drawin Escreveu a Deus, é um livro original que, por caminhos inesperados e fortemente imaginativos, não deixará o leitor indiferente.

Carta ao Pai, Franz Kafka, Coisas de Ler
Num esforço alucinado de análise e confrontação, Franz Kafka escreve ao pai, de quem se encontrava afastado há muito tempo. É um texto onde ele explora de forma desesperada, a busca de uma expiação na relação desde a infância com o seu pai, onde não assume culpas, mas pretendendo atingir a sua reabilitação.






A Biblioteca Mágica, Jostein Gaarder, Editorial Presença 
Dois jovens primos e grandes amigos separam-se depois das longas férias do Verão. Mas as novidades são tantas que para se manterem em contacto um com o outro recorrem às cartas, numa espécie de livro-diário, onde contam tudo o que lhes acontece. Nesta troca de correspondência encontram acidentalmente uma estranha carta caída da mala da Lilli dos Livros, com indicações misteriosas que os dois jovens vão investigar…
Uma descoberta ou um reencontro com o mundo dos livros, desde os mais antigos até aos mais actuais, onde se revelam a todos os leitores importantes características das diferentes épocas do livro.




 As pequenas memórias, José Saramago, Editorial Caminho 
As Pequenas Memórias é um livro de recordações que abrange o período entre os quatro e os quinze anos da vida de José Saramago. O autor tinha As Pequenas Memórias na cabeça há mais de 20 anos, por isso a altura para o escrever era esta: "Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou".